... Virtude ...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Treino Longo 10Km + 13 Km

Eu estive lá


Hoje participei no XI GP do Atlântico, "Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica", como tinha programado fazer um treino longo acordei por volta das 7h a custa do despertador no telemóvel, porque faltou a energia durante a noite o relógio da mesa-de-cabeceira foi abaixo, esta prova teve para não acontecer, mas optei pela dica do Carlos Lopes de por mais que um despertador, e resultou. O tempo estava perverso, muita chuva e fazia sentir trovoada. Assim optei por só dirigir-me para Costa da Caparica para efectuar a prova de 10km, e depois dirigir-me ao Parque da Paz para efectuar o restante treino. Chego a horas para poder levar o dorsal e fazer um pequeno aquecimento de 10/15min, fazia-se sentir um tempo bastante diferente ao qual encontrei de manha algumas nuvens e vento, e o sol aparecia timidamente, para o meu espanto quando pergunto a um corredor aonde podia levantar o dorsal ele indicou-me simpaticamente e advertiu-me que a prova afinal iniciava-se as 10h, em vez das 10h15 como estava previsto!! Fiquei logo nervoso por ter pouco tempo, nem fiz aquecimento e tive que correr com o impermeável na mão que me afectou por ter que correr com o punho fechado estava fazer muita tensão nos braços, ia alternando de mão ajudou um pouco, mas enfim, coisas que acontecem. Parti no meio do plutão os primeiros metros foram a um ritmo muito lento derivado as poças de água que existia e de estar no meio de muitos corredores, prova sem grande dificuldade e praticamente plana, sem adeptos mas numa vala cheia de água junto ao parque Santo António existia muitas rãs que emitiam sons variados não sei para incentivar os corredores ou delimitação de seu território, esta forma de retirar a melancolia da prova!!! Prova com trajecto bonito quando passamos pelo paredão junto as praias da Costa Caparica, o mar estava encrespado”irritado” ai em pleno paredão foi 3km com vento forte defronte os corredores foi com dificuldade mas resisti! Depois foi rolar ate a meta, na parte final em oposição a outro corredor ate ele me tocar no pé e por sorte não cai, na recta da meta o pavimento estava em muito mal estado nem deu para fazer aquele sprint final, terminei com tempo no meu relógio de 47’30’’ no meio relógio. No final não reencontrei ninguém conhecido mas como eu tinha programado ir para o Parque da Paz, foi terminar a provar dar uma olhadela se via alguém e dar de fuga, assim foi. Cheguei ao parque de estacionamento do fórum Almada troquei de equipamento, os ténis ASICS pelos NIKE TRAIL e a t-shirt então ai fiz um treino de 1h05m nos 13km. No total do treino foi de 23km no total de 1h52m, juntando os dois treinos semanais na quarta-feira de 14km em 1h14m, na sexta feira de 14km em 1h10m. Foi um completar do treino na meio da natureza e um preparar para os Trilhos de Almourol, um treino sozinho ao que já estou habituado mas no Parque da Paz não se encontravam corredores eu não os vi só alguns ciclistas, foi uma manha sem chuva mas ela apareceu o quando estava a terminar o treino, ainda bem não apanhei nenhuma molha, hihihiih. No parque da paz ainda reencontrei com um amigo de infância, o Serginho que já não o via alguns anos foi um prazer trocar breves palavras contigo ate breve. Por falta de “reportagem” da minha Ruth, pois ficou por casa não tenho fotografias para expor aqui, que pena. Se alguém me viu e tirou alguma para mais tarde recordar, pode enviar-me, agradeço.
Já falta uma semana para o Trilhos de Almourol, estou ansioso pois vai ser a primeira vez que vou percorrer tamanha distância a correr.

A todos uma boa semana, e bons treinos.

8 comentários:

luis mota disse...

Olá Victor!
Uma excelente participação já com o objectivo bem definido.
Bem os trilhos do Almourol estão a aproximar-se. Lembro que 35 km em estrada nada tem a ver com a montanha. Vamos lá treinar umas rampas e principalmente umas descidas para que o gás dos amortecedores esteja carregado.
Votos de uma boa semana,
Luís Mota

António Almeida disse...

Olá TAN
o teu Atlântico foi quase ao sprint, vá lá que o "Melro" ainda assim te apanhou no "boneco".
Qaunto aos trilhos nada de ansiedades, desfruta bem os 38 que a prova vai ter.
Boa semana e descansa, o que podias ter feito está feito.
Até domingo.
Abraço,
DUR

Joaquim Ferreira disse...

Olá Vitor!
Pois é, logo eu não fui à Costa e, quem sabe, tinha feito alguns "bonecos" para o Blogue. Mas pelo menos "ali" está uma "Prova" da participação!
Parabéns e força nas "canetas" para os Trilhos!

JOSÉ LOPES disse...

Olá Vítor Veloso

Parabéns pela participação em mais uma corrida com um bom tempo.

Obrigado pelas mensagens que vai deixando no meu blogue.

Continuação de muitos treinos e correspondentes corridas
Com os cumps
J.lopes

Mário Lima disse...

Vitor

10h são 10h, tanto na Costa como na Moita!!!

:))

Mas com rãs a coaxar, não era para os corredores mas para fazer girinos!!! As fêmeas que se cuidem!!!

:))))

Mesmo com o impermeável a saltar de uma mão para a outra, tipo microfone do Marco Paulo, fizeste um tempo razoável, embora de ti já se possa contar com um tempo melhor, tens potencialidades para isso.

Não deu para o sprint mas também em Almourol não vais necessitar, se não pões prego a fundo, vais fazer uns bons sprintes pela serra abaixo.

:))))

Então até Domingo nos trilhos!

Abraços

Ricardo Baptista disse...

Olá Vitor,
E depois do Almourol pode começar a pensar na maratona...
Se tiveres boa atenção à hidratação e alimentação nos trilhos, vais te safar lindamente. Mais minuto menos minuto, chegas lá. Um dica: nem todas as subidas/descidas são para ser feitas a correr.
Um abraço, bom descanço e boa prova.

Mário Lima disse...

Vitor

Era só para te dizer que os ténis desta vez portaram-se muito bem. Naturalmente em certos locais houve cuidados redrobados pois as pedras estavam escorregadias, aí não há ténis que nos valha, mas no geral tiveram uma boa prestação.

Os ténis com sulcos muito profundos tem uma desvantagem, enchem-se de lama e depois ficam tão lisos como outros sem eles.

Bons treinos e, para além de correr, anda muito, vais necessitar!

Abraços

Fábio Pio Dias disse...

Olá Vitor,

O desejo de uma boa prova, nos Trilhos de Almourol e que posssa disfrutar do desafio aliciante e da companhia dos amigos.

Força e um abraço!