... Virtude ...

domingo, 30 de maio de 2010

2ª Corrida Novas Oportunidades




Realizou-se hoje 2ª edição da Corrida Novas Oportunidades, Aprender Compensa, integrando várias provas; 10h00, prova crianças com três categorias, com partida e chegada na Praça do Império; 11h00, prova principal e prova mini, de 10 e 3 km. Na minha opinião para próxima edição deveriam rectificar os horários, por ter estado um calor seco e abrasador.

Dirigimos para Belém toda a família desportista, Velosos e Almeidas, tínhamos a espera o bonito Mosteiro dos Jerónimos obra-prima da arquitectura portuguesa do século XVI, classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, um cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo onde também marcam forte presença a Torre e o Centro Cultural de Belém.

As 10h00 a prova das crianças Bambis (5 aos 6 anos), aprox. 300 metros, onde a minha sobrinha Vitoria iria participar, ao lado do pai correu os 300m em alto estilo, parabéns. Incrédulo fiquei ao ver crianças a participarem mais pequenas que a minha filha Carolina, eu não a inscrevi por só ter 4 anos mas haverá uma nova oportunidade.

11h00 prova principal onde eu e o António estávamos inscritos, e as meninas iam para a prova de 3km. Provas com um elevado número de inscritos, eram grátis as inscrições ate estava admirado não haver confusão, quando começo a ver o pessoal a dirigirem para o átrio da partida todos a ficarem juntos, os que iam para os 10km e os 3km. O António foi pedir explicações ao director de prova mas era assim mesmo que estava planeado, o director ate compreendia a revolta, ainda teve a coragem de dizer que também corria, tinha e que ter vergonha ao dizer tal informação.

Já na companhia a Filipa Vicente, tivemos que ficar debaixo do sol tórrido mais que 20min para conseguir um lugar mais a frente, lá na frente já se encontravam os que iam para os 3km, com carrinhos de crianças pessoas mais idosas que iriam para suas caminhadas de domingo mas não se tocavam que iam dificultar os outros participantes que queriam apenas correr.

Prova com grau de dificuldade baixa, com ritmos mais altos, único inconveniente o imenso calor. Sinal de partida, sai dos jardins de Belém sentido descendente em direcção à Avenida da Índia, já depois do ponto de retorno tive o privilégio de cruzar com as “minhas meninas” onde ia também a Isabel e a Vitoria, onde se juntara o Filipe Fidalgo, que também participava nos 10km, que depressa nos abandonou, segui junto do António num bom ritmo ate ao primeiro abastecimento, partindo dai segui sozinho ate a meta. Antes da passagem por debaixo do viaduto de Alcântara já no sentido contrário iam os primeiros atletas, de seguida, entrei na Avenida 24 de Julho onde se encontra o 2º retorno, ai cruzei-me com o António que o incentivei. Num bom ritmo naquele que me sentia bem, mas, com o pensamento ate quando conseguia, a uma semana estive na Geira ai o esforço foi muito, já em plena Avenida da Índia com a meta a vista aproveitei novamente o abastecimento para refrescar e faltava pouco para terminar e que estava tudo bem, com a “máquina”. No Jardins de Belém, na Praça do Império a meta ai avisto a Ruth e Carolina com a Vitória, mais a frente a Isabel com máquina em punho a tirar “bonecos” para mais tarde recordar. Cruzei a meta com o tempo de 44,09m sendo o meu melhor registo na distância, num ritmo 04:24 min/km. 1551 Atletas terminaram a II Corrida Novas Oportunidades, eu ocupei o lugar 171º da geral, prova ganha por Hermano Ferreira do Maratona Clube Portugal em masculinos, Jéssica Augusto da Nike em femininos. Gostei da prova pela sua envolvência mas ponderei a minha participação futura. Seguiu-se o regresso a casa numa curta viagem ate a margem sul para um reconfortante almoço.

Continuação de bons treinos e corridas, e Boas Ferias se for caso disso.

7 comentários:

António Almeida disse...

Grande Veloso
cada prova de 10 km, cada novo recorde, será que 5ª feira baixas dos 44?
Apesar do que esteve menos bem foi uma bela manhã.
Abraço.

luis mota disse...

Olá Victor!
Uma semana depois a conseguir a melhor marca nos 10000. Em grande forma!
Certamente na quinta-feira teremos nova melhor marca.
Aproveito para te felicitar pelo duro desafio da Geira alcançado com sucesso.
Uma boa semana para vós.
Cumprimentos da família Mota

Filipe Fidalgo disse...

Olá, Vitor.
Parabéns pelo teu novo PR, grande prova.
Quem diria que tinhas feito 50km na semana anterior.
Parece que temos de tirar a quarta-feira apenas para treinar, a Xistarca acabou de cancelar o evento.
Um grande Abraço.

Fábio Pio Dias disse...

Parabéns Vitor,

A continuar deste modo, na Corrida do Oriente, cujo percurso é quase na totalidade plano, vais voltar a bater o teu registo pessoal, e se não fosse o calor eventualmente até terias feito melhor.

Continuação da boa forma e um abraço!

Henriqueta Solipa disse...

Parabéns pela prova, excelente tempo!

É verdade, foi incrível terem deixado as pessoas dos 3kms ficarem no meio dos que iam participar na prova de 10kms e que correm.... já não é a primeira vez que em provas "mediáticas" cometem este erro, um dia ainda há um acidente e depois quero ver como é!

Já não contando com a partida às 11h00.

Boas provas!

José Xavier disse...

Olá Vitor;

É de lamentar as atitudes de organizadores de provas, que dão esse tipo de respostas e confundem correr, com caminhadas de domingo, tudo misturado.

O local é bem bonito para uma prova de atletismo de estrada, e pelo que vejo foi um recorde pessoal, o que merece os PARABÉNS.

Força para a próxima, é sempre bom tirar bons resultados pessoais, e participar nestas provas.

Um abraço
Xavier's

JOSÉ LOPES disse...

Parabéns Vítor

Pelo excelente desempenho nesta prova, para mais com o cansaço das provas anteriores.
Quando se é jovem as energias renovam-se rapidamente.

Não o ouvi a chamar estava a fazer pose para a foto :))

Obrigado pelas mensagens que vai deixando

com os cumps
J.Lopes