... Virtude ...

domingo, 2 de maio de 2010

29.ª Corrida Internacional do 1.º Maio

Antes da prova-Estadio 1º de Maio

Ontem regressei as provas organizadas, derivado á gripe que me impossibilitou de treinar e participar na corrida da liberdade. Após duas semanas em que treinei 3 vezes e para hoje estava reservado uma prova de contenção. A manha acordou chuvosa mas a equipe TANDUR deslocou-se em peso ate ao estádio 1º de Maio, não há nada que nos meta medo, eu e o António para efectuar os 15km e as meninas apoiarem e tirarem fotos para o álbum de recordações.

29.ª Corrida Internacional do 1.º Maio no dia comemorativo do Dia do Trabalhador, em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).


Chegamos relativamente cedo ao recinto quando procurava lugar para carro reencontrei o Carlos Coelho, lembro-me quando o cumprimentei, seu ar de espanto quando espreita para dentro carro e diz,”Grande Autocarro”. Lá estavam os companheiros e bons amigos da Blogosfera Corredora, Mário Lima, Joaquim Adelino, Pedro Ferreira, Fernando Andrade, Jose Magro, Daniel e Susana, Hugo Adelino, Fábio e Hamilton, Carlos Coelho, Costa, com ambiente de festa em que estávamos, eu nem efectuar o aquecimento só quando na direcção da partida dentro do estádio efectuei uns alongamentos e uns sprints. A chuva lá se tinha ido embora e o sol começou a romper as nuvens tornando-se quente. 10h00 tiro de partida e fui para mais uma aventura na companhia do meu cunhado, sendo a primeira vez a participar nesta prova, apesar de ter participado em 2003 nos 4km, logo me disse o trajecto que iríamos fazer, ate ao Terreiro do Paço iria ser a “descer”, que teríamos a Almirante Reis sempre a “subir”. Lá fomos num bom ritmo (pelo Garmin íamos ritmo 04:30 min/km) sentia-me bem apesar de só ter alguns treinos nas pernas, íamos descontraídos sempre conversar, prova em que teve alguma afluência de adeptos que apoiavam. Ate que chegamos aos 10km num bom tempo 45’40’’, ai a dupla se desfez, o Daniel chegou-se a nós vindo mais rápido, o António disse-me para seguir na altura hesitei mas segui talvez pelas palavras de corredor, “Vai, consegues fazer um bom tempo”, empolguei-me e segui com o Daniel ate ao final. Seguindo num bom ritmo com o vento ajudar na dificuldade perante a subida ate ao Areeiro a partir dai ate ao estádio era sempre palmo passando atletas que iam com alguma dificuldade, e pelos que participaram nos 4km gerando alguma confusão. Ao entrar no estádio com contentamento avisto as minhas meninas, com alegria e sem combinar lá estava a Carolina a postos para cortar a meta comigo, sendo a segunda meta de mão dada com a minha Menina. Terminei a prova com 1h09’49 num ritmo 04:39 min/km, classificando-me em 257 lugar da geral.

No final comparecemos junto a meta no relvado vendo os companheiros a terminarem suas provas num ambiente de festa juntou-se mais um convívio gratificante entre bons amigos que continua a crescer. Esta prova foi a primeira de muitas em que tenciono em participar, Gostei imenso do trajecto e bem organizada.

Como ficou combinado com o Luís Parro, esta manha eu e meu cunhado dirigimos para Costa da Caparica para efectuar um treino iniciando a preparação para Raid Melides Tróia. Eu, António, Luis Parro e o António Barra efectuamos um treino de 2h10’ no areal da Costa Caparica, Fonte da Telha, Costa da Caparica com principal dificuldade, não a areia mas o vento contra algo forte que se fazia sentir.


Logo espero que haja festa alegre e ruidosa em grande ramalhete.
Boa semana para todos, um feliz dia da Mãe,

Os corações das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão

Treino no areal, Costa da Caparica

Antonio, eu, Antonio Barra, Luis Parro

Mais Fotografias aqui no meu Album Picasa

7 comentários:

Fábio Pio Dias disse...

Parabéns Vitor,

Fiquei contente, apesar da breve troca de palavras, foi com imenso gosto que revi-te assim como a tua restante família.Excelente tempo e ainda por cima só treinaste na terça-feira como falamos, tentarei seguir o teu conselho, relativamente a treinar mesmo que a disposição não seja muita, mas vamos é ver se temos tempo :))

Um abraço e fica bem!

luis mota disse...

Olá Victor!
Treino específico no areal em boa companhia.
Luís Mota

António Almeida disse...

Cunhado
foram dois dias com alguns quilómetros corridos e o afinar da agulha da bússola que nos orientará para mais uma grande aventura.
Continuação dessa garra e uma boa semana.
Quanto à festa ficou para se fazer em casa.
Boa semana.

Pedro Ferreira disse...

Parabéns pela crónica e pela prova!
É sempre bom lembrar que os direitos que temos hoje se devem ao esforço desenvolvido por outros, há uns anitos atrás.

Mário Lima disse...

Vitor

Como te disse, quando te apresentei o meu outro grande amigo Vitor (Moreira), tem sido uma constante nestes anos, ter por companhia nas corridas "Vítores" pois também foi um outro Vítor (Amado) que um dia incentivei para correr e agora corre que nem eu.

:)

Mais uma corrida com um belo tempo, e quando o António diz para ir é mesmo isso... Vai-se!

:)

Foi um dia muito bem passado na vossa companhia e a pequena Carolina está a ficar uma fotógrafa de se lhe tirar o chapéu. É de família.

Um bom treino também na Costa já a preparar para o novo desafio que aí vem. A noite do 1º de Maio foi dedicada ao convívio da malta africana e às tantas da noite já não podia com um gato pelo rabo. Dançarino sofre!!!

:))

Abraços e beijinhos às meninas

José Xavier disse...

Caro Vitor;

Parabéns por participar desta forma na comemoração do 1 maio. E logo de seguida um belo treino no areal. Boas forma!

Um abraço
José Xavier

Anónimo disse...

Boa tarde Vitor,
É a 1ª visita ao teu belíssimo blog. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Quanto aos treininhos na Areia, reza a lei do RAID que nos últimos 90 dias todos os fins-de-semana se tem de "comer areia", assim sendo no Sábado lá estarei para 15 km pois no Domingo temos Setúbal. Estás convidado, horário a combinar em função da maré.
Um abraço
Luís Parro