... Virtude ...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

31ª CORRIDA DAS FOGUEIRAS - 1ª Participação

Peniche - Fortaleza da Consolação

Os TANDUR na Avenida do Mar-Peniche


Na noite de sábado participei na 31ª CORRIDA DAS FOGUEIRAS, prova organizada Câmara Municipal de Peniche, integrada no 30º Troféu Spiridon, com partida pelas 21H30 e chegada no Largo da Ribeira, num percurso de 15 Km. Foi a minha primeira participação na prova, pois em 2003 participei na corrida das fogueirinhas 6km, adorei e ai tinha ficado a promessa em participar nos 15km, ao fim de um longo caminho foi nesta edição que ficou paga a promessa.


Chegámos por volta da hora de almoço a Peniche equipe Tandur (Família Veloso & Família Almeida), resolvemos ir almoçar e dirigirmos a um restaurante habitual um dos muitos que existem na Avenida do Mar quando visitamos Peniche, optamos por uma saborosa Caldeira De Peixe. Depois de um almoço que estava divino fez-se um pequeno percurso ate ao Pavilhão Desportivo da Escola D. Luís de Ataíde sendo o local para o levantamento do kit (T-Shirt técnica ASICS, chip, respectivo dorsal). Chegámos ao Hotel onde ficámos alojados , envolvido entre o resplandecente verde exterior e debruçado sobre o azul do Oceano Atlântico e a fantástica Praia da Consolação. Depois de fazermos o check-in e nos instalarmos, dirigimos ate há zona de lazer piscina e parque infantil, fazendo sentir um vento desagradável as meninas não se fizeram rogar, e deliciaram-se em brincadeiras dentro e fora da piscina. Por se sentir algo desagradável fomos para piscina interior ai pelos menos estávamos resguardados do frio. Passamos uma óptima tarde ate há hora de jantar.


Por volta das 20h30 saímos do hotel para irmos para o local da prova, Peniche, partida/chegada Avenida do Mar onde apresentava já uma grande animação as camisolas amarelas em predominância que correspondia as “Fogueirinhas”, e algumas verdes correspondentes as “Fogueiras”. Logo à chegada encontrei a Ana e sua família, aproveitamos para tirar as fotografias para mais tarde recordar, de seguida dirigimos eu e o Antonio para zona de partida para efectuar ligeiro aquecimento e tentar ficar o mais a frente possível do pelotão devido a dificuldade que imperava correr aqueles primeiros metros numa zona bastante limitada devido ao gradeamento que separava a faixa de rodagem condicionava bastante o andamento. Ai reencontrei alguns amigos da Blogosfera pois sabia que iriam participar, tive pena de não ver todos, haverá mais oportunidades para nos reencontramos daqui um forte abraço para todos.


Pouco depois era dada a partida da prova, 15 quilómetros com aqueles metros inicias feitos com cautela sempre presente o prazer de correr em Peniche, ai perdi de vista o Antonio, com os foguetes a rebentar no ar, os passeios apinhados de pessoas, o escuro da noite, os incentivos, as palmas, e com grande expectativa de ver as fogueiras ao longo do percurso e havia muitas na marginal norte ate Cabo Carvoeiro seguindo pela marginal sul, com o cheiro do mar e o sentir na pele o quente das fogueiras algo inesquecíveis. Voltando a prova depois do retorno em plena avenida reencontrei com o António que nos cumprimentados, depois só no final voltaríamos a ver-nos. Por volta do 5km o primeiro abastecimento, uma enorme garrafa de água bebi uns goles o resto para me refrescar, pouco depois entrei de novo na Avenida do Mar (6km) tento avistar as meninas mas era o grande aglomerado de pessoas, ai fazia-se sentir o apoio, quando ao efectuar a curva para direita dou de caras com a Ruth, a Carolina e a Vitoria aos saltos a chamarem-me com a Isabel sempre incansável com a maquina tirando fotografias, aceno para elas e sigo para o resto da prova. Percorrendo de seguida uma rua de empedrado que coincidia com o 7km que dava inicio a parte mais bonita, ao longo da marginal com muitas fogueiras, aí o percurso algo escuro do céu nada de lua, a única iluminação as fogueiras, marginal norte feita com subidas algo ligeiras, que por vezes o vento fazia-se sentir vento algo intenso que dificultava um pouco. Sensivelmente ao 10km, passo com 45min coincidindo o segundo abastecimento mesmo antes de chegar ao Cabo Carvoeiro que ate ai com subidas e descidas. Por essa altura oiço os foguetes a rebentarem e iluminarem o céu com suas cores, os primeiros classificados já tinham chegado. Continuando com subidas e descidas ao longo da marginal sul, sendo a partir 13km ate a meta feito a descer pouco depois estou novamente no centro de Peniche sempre com grande participação dos habitantes e não só apoiar-nos, largo do município repleto de gente, novamente na Avenida do Mar, era a terceira vez que ai passava, junto da rotunda oiço chamar por mim olho para lá mas não consigo descortinar quem seria, mesmo assim obrigado pela força, ao mesmo tempo ainda chegavam caminheiros da fogueirinhas. Já na recta da meta vejo com alegria novamente as meninas a acenarem, lá estavam todas.


Terceira participação em provas de 15km, 1º Corrida das Fogueiras, efectuando um novo recorde pessoal na distancia, terminei os 15.160km, em 1h06’40, no meu “Garmin” num ritmo 04:23 min/km. Recebo a medalha de participação, muita água à disposição, de se seguida fui ao encontro das meninas que ao fim de um dia de sábado intenso de actividade a Carolina adormeceu nos braços da mãe, só acordando no dia seguinte ainda em Peniche. Pois a sardinhada ficara para outra ocasião. Já domingo, depois de uma noite bem dormida, tomamos o pequeno-almoço no Hotel, alias muito bom. Aproveitamos para passar o resto do dia em família nas zonas de lazer do hotel, porque a Carolina e a Vitoria só falavam, “Podemos ir à piscina e ao parque infantil”, satisfação enorme proporcionar estes momentos de alegria a elas. Ao fim do dia foi de rumar a casa pois tinha terminado mais um fim-de-semana 5 estrelas. Com certeza tenciono voltar e correr na Corrida das Fogueiras.


Próximo fim-de-semana participarei ou não na corrida dos 512 Anos Santa Casa, estamos inscritos eu na corrida, Ruth e Carolina na caminhada.

8 comentários:

José Xavier disse...

Caro Vitor;

Foi decerto um fim de semana familiar bem passado em conciliação com o prazer de uma corrida, que me parece bonita, numa vila que bem conheço.

Parabéns, pela corrida, pelo tempo obtido, e pela descrição desta prova.

Um abraço
dos Xavier's

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

O Vitor está a andar... oh oh! Muito bem! Vamos a manter!
Gostei imenso de vos ver, apesar de nem sempre as palavras sairem como quando se escreve... :(

Um beijinho e uma boa semana
Ana Pereira

Filipe Fidalgo disse...

Olá, Vitor.
Mais uma Prova mais um PR, eu bem disse na semana passada que a dupla está com um grande andamento.
Muitos parabéns pelo resultado alcançado e pelo excelente relato que nos deixas da prova.

Um grande abraço á familia Veloso

elis disse...

oi, vitor!

parabéns pela prova! adorei seu relato!
uma corrida noturna iluminada por fogueiras... que interessante! pelo que li de seu relato, deve ser algo lindo de se ver, e um percurso bem agradável para correr!

parabéns por seu tempo na prova!

MarLee disse...

Parabéns, nada como estar fazendo o que e acompanhado da família...
\o/ eeeeeeeeeeee
\o/ Moveeeeeeeee
Bons treinos
..... ~o
......<\_
...(_)/(_) Marli PalugaN®
www.marleemove.blogspot.com
Atleta:Ciclista e Corredora de Rua

Mário Lima disse...

Olá Vitor

Um belo relato de uma prova carismática que atravessa os tempos e continua a ser uma das que nos chama, não só pelas chamas que nos iluminam durante o percurso mas pela alegria que essa prova nos dá.

As meninas sempre presentes (para as mais pequenas nunca há frio, esse fica sempre para os adultos), e mais um bom tempo feito nos 15 km.

Sempre em crescendo e outra prova de 15 km que fizer será em 60'. É garantido.

:)

Abraços e até um dia (quem sabe se até Sábado).

Fábio Pio Dias disse...

Parabéns Grande Vitor,

Um excelente fim de semana passado em família, e como não poderia deixar de ser mais um recorde pessoal na distância...ninguém te pará,não tenho a bola para adiinhar o futuro, mas até aposto que na Corrida da Santa Casa haverá outro recorde.

Abraço e continuação de boa semana!

Joka disse...

Parabéns guerreiro, todos unidos. Show !!! Bons treinos Vitor.