... Virtude ...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

JUNCAL / BATALHA

Juntado o útil ao agradável, foi o que fizemos este fim-de-semana, aproveita-lo da melhor forma. Fugir do quotidiano e descansar e aproveitar em participar em provas de atletismo. Dirigimos, a equipe TANDUR, ao centro do país ate a Batalha, local onde se situa o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha, e foi mandado edificar por D. João I como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, desde o início em 1386 até cerca de 1517, ao longo do reinado de sete reis de Portugal. Ai pernoitamos nas imediações do mosteiro, foi o deitar e o levantar com ele no nosso campo de visão.

Ao fim da tarde dirigimos ao Juncal, para participar na prova de atletismo, 12ªCorrida São Miguel integrada nas festas do concelho. Prova organizada pelo amigo Vítor Ferreira que o felicito pela excelente prova com um bom número de participantes, também estavão alguns amigos, Luís Mota, Susan, Carlos Lopes, Vitorino Coragem. Percurso de 6,8km pelo meu Garmin de duas voltas passando por toda a vila com partida e chegada junto a Igreja Matriz, com inicio as 20h00. Bem avisado pelos que já tinham o feito que não seria fácil, pois assim foi com as suas subidas com boa inclinação e longas, tendo suas descidas para compensar. Provas de curta quilometragem com tendência de ser bastante rápidas, rápidas demais para o meu andamento. Sem muito para contar terminei os 6.8km em 30m ritmo 04:24 min/km. Foi altura de saborear uma bifana da carne do porco assado no local da festa, ofercida pela organizção.

Depois tempo de ir descansar porque 12h depois nova prova de atletismo na Batalha integrada nas festas do concelho, o Grande Prémio de Atletismo Mestre de Aviz, prova com cerca de 6 km, percorri as localidades de São Jorge (Concelho de Porto de Mós) e termino na Batalha, junto ao emblemático Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Reencontrarei novamente o Luis Mota, Susan e a Mariana, o Costa do CCD de Loures. Os atletas tiveram a disposição transporte ate ao local de partida, fazia relembrar outras aventuras. Novamente prova curta com ritmo elevado, com pouco tempo de recuperação decidi não forçar muito. Inicio as 10h30 com uma descida forte coincidindo com a subida mais forte ainda, boa inclinação foi assim os primeiros 1000m. Depois foi rolar os 5km num trajecto sem a maior das dificuldades ate a meta. Percorri os 6,1km pelo meu Garmin, em 27min ritmo 04:25 min/km. O cortar a meta foi muito especial, de mão dada com a Carolina, a Vitoria e o Antonio, os 4 TANDUR na primeira em conjunto. Tempo de despedidas e de regressar ao lar, pelo trajecto ainda paramos em Aljubarrota e em Alcobaça e de visita-lo. O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Mosteiro de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Com os seus ex-líbris os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro. Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, desde 1910. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em 1834 os monjes foram obrigados a abandonar o mosteiro, na sequência da expulsão de todas as ordens religiosas de Portugal por Joaquim António de Aguiar, um inimigo da Igreja. Ainda houve tempo de provar os seus doces conventuais, que maravilha.
Foi mais um fim-de-semana cheio de adrenalina.


Na próxima quinta feira dia 19 de Agosto de 2010, vou efectuar um treino ao fim do dia por volta das 16h30/17h00, de 35km para comemorar o meu aniversário, 35 Anos 35km. Se quiserem acompanhar-me serão bem-vindos, não sendo obrigatório efectuarem a totalidade dos quilómetros. Em breve informarei o local do treino aos interessados em acompanhar-me.

Forte abraço para todos

8 comentários:

joaquim adelino disse...

Parabéns pelo excelente fim de Semana passado no Centro do País.
Quando é que param? Isso é que é obra!!!
Abraço

C.C.D. "O Alvitejo" disse...

Também estive presente nestes dois eventos que, se traduzem na manifestação popular do atletismo. Quero em nome do Alvitejo agradecer aos organizadores destas provas o empenho que, colocaram para que as mesmas constituissem mais um êxito. E você também contribuiu para esta moldura desportiva nas duas provas, por isso também está de parabens.
Aproveito ainda para convida-los a visitar a galeria de fotos em http://alvitejo.blogspot.com
João Fortunato (Alvitejo)

luis mota disse...

Olá Victor!
Foram duas belas provas na região centro de Portugal, tal como muitas que se têm realizado na região.
Estes são bons exemplos de corridas com muitos amigos em bom convívio desportivo. A presença é obrigatória!
Aproveito para vos felicitar e convidar a participar em mais provas na região.
Grande abraço,
Luís mota

Marli disse...

Parabéns...
\o/ MoVe...
simbora treinar
simbora correr
www.marlipalugan.blogspot.com
Twitter:@marlipalugan

Paulo Gonçalves Marcos disse...

Caro Victor

Parabéns pelo blogue que em muito contribui para o fomento das corridas enquanto desporto.

Saudações atléticas.

Paulo Marcos
Co-fundador e presidente do Run 4 Fun

Filipe Fidalgo disse...

Amigo, Vitor.
Pequenas distâncias, mas grandes provas. Os tandur sempre a rolar. Parabéns por mais duas provas completas para o já vasto currículo.
Um grande abraço para a familia Veloso.

Mário Lima disse...

Vitor

Eu não dizia? O «Pára que não para» que se cuide, que agora, e cada vez mais, há equipas que não param.

:)

Mais um fim-de-semana em cheio para a equipa TANDUR, já com mais duas aquisições que começam a ter o seu "peso" dentro da equipa, as pequenas Carolina e Vitória.

Um passeio com provas e história, pois afinal é a cultura e a corrida podem e devem andar de braço dado.

Pena não estar em horário que possa contigo comemorar com 35 km os teus 35 anos.

Como "leão" que és mostras a tua raça (só de signo, que o SLB é a nossa bandeira) e assim com S. Miguel e com o Mestre de Avis, duas provas foram por ti feitas.

Abraços

sica disse...

Só agora descobri o blog, e partilho o mesmo gosto pela corrida, chamou-me a atenção este post com a participação na Prova Mestre de Aviz, sou da Batalha e lembro-me desta prova desde sempre (apesar de ter tido uns anos de interregno e diversas alterações no percurso ao longo dos anos.)