... Virtude ...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Prova Mãe - Meia Maratona da Nazaré

Power TANDUR

Ontem 14 de Novembro de 2010 participei na 36ª Meia Maratona Internacional da Nazaré, na festa do atletismo pelas ruas da Nazaré repletas de apoiantes e bom de ver a massa humana. Sendo especial porque, é “Mãe” de todas as “Meias” em Portugal.


"Prova-Mãe" que não podia faltar para incluir no meu curriculum. Em simultâneo, realiza-se a 15ª Volta à Nazaré e a 5ª Caminhada, na caminhada participaram a Ruth e Carolina, Isabel e Vitoria. No conjunto das três iniciativas juntaram-se cerca de 2000 pessoas.

Família Veloso e Almeida, chegamos há Nazaré com tempo suficiente para poder levantar os dorsais, equipar e efectuar um breve aquecimento. Apesar das provisões de chuva, contrariando estava soalheiro apesar de se fazer sentir um vento norte gélido mas moderado.

No passado domingo tinha participado na Maratona do Porto sempre desgastante fazer 42km, passou-se a semana sem qualquer problema, 3treinos o normal, sentia-me bem fisicamente e moralmente, mas com incertezas como iria decorrer a minha prova, primeiro evitar excessos e segundo sair sem mazelas impeditivas de correr.

Dia que se juntaram muitos amigos, na maioria a blogosfera corredora, TANDUR, Luis Mota, Mário Lima, Joaquim Adelino, Fernando Andrade, Jose Magro, Ana Pereira, Antonio Pereira, Carlos Coelho, Jose Melo, Vitor Ferreira, Isabel Faria, Daniel Pinto e Susana que esteve apoiar, entre outros companheiros de outras provas.

Após algumas fotos para mais tarde recordar, saudar os amigos e cantar os parabéns há “Mãe”, depressa chegou as 11h00. Parti junto do Tandur Antonio talvez no meio do pelotão. Em poucos segundos chego a linha de partida e iniciar o Garmin para mais uma aventura. Inicio com alguma confusão, entre os zigs-zags perco o Antonio, passo aos 5km algo rápido em 00:21min, dávamos uma volta pelas ruas da Nazaré passando pela linha de meta, ai senti ligeira dor na coxa direita, deu para continuar e hoje sem sinal dessa dor. Agora os corredores tinham que ir ate Famalicão da Nazaré ai o ponto de retorno, também num ambiente fantástico muita musica e muita gente apoiar, 12.5km passei 00:55min, antes já tinha cruzado com o fantástico Luis Mota, ia num bom andamento e bem classificado. Depois do retorno foi o constante cruzar com os amigos sendo incentivado que sabe muito bem retribuindo incentivando-os.

Aos 15km passei com 1h05min, estava bem controlando o andamento pelo Garmin, passando consecutivamente os atletas, pena que o vento não deu tréguas, certas alturas algo forte. Os quilómetros passavam aos 19km já se via a longa recta em direcção a meta tão desejada, nessa recta oiço o meu nome era a Susana Adelino que esta apoiar, continuo para ver se encontrava as minhas meninas, lá estavam a aplaudir, que alegria revelas. Termino a “Mãe” bem acima do que estava espera, nos 21.310km marcados pelo Garmin, em 1h32'30´´,  minha melhor marca na distancia, num ritmo 04:20 min/km, classificado em 311º lugar em 1169 º atletas na geral da classificação, recebo o saco de ofertas que continha um prato com referência na prova.

Sigo para o merecido e reconfortante banho seguindo-se o almoço em família, o tempo ajudava com o sol a rasgar a nuvens que permitia o passeio ao longo do paredão com maravilhosa vista sobre a praia da Nazaré e o oceano atlântico com as enormes ondas, entre saborear os doces regionais, uma maravilha, mas Infelizmente tivemos que regressar a Lisboa, o que e bom acabada depressa.

No próximo domingo realiza-se o G.P de Atletismo de Mendiga, talvez participe, mas o objectivo é a Maratona de Lisboa.

Boa semana e as melhores recuperações.

Abraços.

10 comentários:

V. Ferreira disse...

Grande resultado, amigo.
Parabéns pela participação na festa e pela companhia.
Até à Mendiga.
Um abraço

joaquim adelino disse...

Parabéns Vitor pelo bom resultado, se te poupares até à Maratona de Lisboa podes fazer uma excelente marca. Mas não deixes de treinar na mesma, aproveita a Mendiga e a Arrábida para isso.
Eu já meti a Meia Maratona da Marinha Grande na agenda, é dia 1 de Dezembro, último treino para a Maratona de Lisboa.
Abraço.

Rui Pena disse...

Estás em grande Veloso... Muitos parabéns.

Abraço

Carlos Castro disse...

Bonito relato e um resultado promissor!
Com um pouquinho mais de trabalho "virtuoso" o a barreira da 01h30 está vencida!
Força nisso, amigo Vitor!

José Xavier disse...

Olá Vitor;

Parabéns pelo record pessoal na 1/2 maratona. Estás em boa forma, e agora com cuidado em próximas provas até à maratona de Lisboa.

O meu plano de treino para Roterdão vai começar na próxima semana. No meu esquema que tracei com o meu treinador, é fazer só algumas provas de longa distância ( só 5 em quase 5 meses), sendo que nas últimas 3 semanas só treinos menos longos.

Deixo-te um abraço amigo
dos Xavier's

Anónimo disse...

Olá Veloso
é, faltava esta, já está, parabéns.
Quanto à 1h30 nada de stress, é apenas uma questão de tempo.
Boa semana.
António Almeida

Filipe Fidalgo disse...

"Primo",
Andas a correr ou a voar nas corridas?
Isto agora é sempre a baixar os tempos, começo a não ter pedalada para te acompanhar.

Um grande abraço e Parabéns pelo excelente tempo.

Mário Lima disse...

Vitor

Pois é, a continuares assim, depressa chegarás a um patamar mais consentâneo com o teu valor.

Foi uma bela prova e nem a pequena dor que te afectou te fez reduzir o andamento.

Agora vem aí a Maratona e se fores até Mendiga que faças uma boa prova sem forçar, mas penso que isso já nem ouves.

:))

Abraços Vitor e continuação de bons treinos e provas.

luis mota disse...

Olá Victor!
Muito boa presença na Nazaré.
Em cada prova o teu desempenho é melhor, muito bem!
Agora é tempo de pensar na Maratona de Lisboa.
Uma boa semana para vós,
Luís Mota

Joka disse...

Parabens guerreiro, belo tempo e local !!!! Uhuuuuuuuuuuuu