... Virtude ...

sábado, 17 de julho de 2010

6º Treino Longo

Na fase final

Faltam precisamente 14dias para o início da UMA, hoje efectuei o último treino nas areias da Costa da Caparica. Na companhia de outros raiders ai tinha-mos que enfrentar as adversidades, Eu, Mário Lima, Filipe Fidalgo, Luís Parro, mais três amigos não me recordo dos seus nomes, pelas 7h30 iniciámos o treino. O meu treino incidia-se em perfazer 30km, a maré estava cheia, logo ai as minhas previsões de ir ate a lagoa ficavam goradas. Iniciamos num ritmo algo lento, areia mole a agua a brindar-nos, seguíamos em grupo que começou a desfazer-se por volta da 1h de corrida, o luís segui ate aos 10km, estes regressavam, eu decidi ir ate a Lagoa o Filipe acompanhou-me, a areia continuava mole a maré dava indicações de estar a descer, num sobe e desce constante para não meter agua, e aproveitar a parte mais dura ai dava para correr bem melhor. Cheguei a Lagoa com 14,9km em 1h40. O Filipe ficara para traz, retomei o regresso encontro-o e seguimos os dois, mas, o Filipe estava com alguma dificuldade e deixo-o para traz com tristeza minha. Sigo sozinho num zig-zag ate fonte da telha, ai a maré já tinha descido mas agora tinha que contornar os banhistas e enfrentar o vento contra que se fazia sentir. Seguia com o ritmo bem controlado, os quilómetros passavam, 30km em 3h06m, terminava o treino ate a UMA.


Foi um enorme prazer rever o meu grande amigo Mário Lima que desde a Geira Romana não tivemos a oportunidade de estar juntos, boas férias. Forte abraço para todos os raiders que tive a oportunidade de correr nas areias da Costa da Caparica.


Mais Fotografias aqui no meu Album Picasa

quarta-feira, 14 de julho de 2010

1ª Trilhos do Almonda


Domingo dia 11 de Julho de 2010, participei em mais uma prova considerada “fora de estrada”, primeira edição do TRAIL DO ALMONDA em Torres Novas, inserida nas festas da cidade já na 25ª edição, um evento de referência na região atraindo milhares de pessoas do concelho de Torres Novas, são realizadas no amplo espaço do Jardim das Rosa, perto das Piscinas Municipais Fernando Cunha centro de encontro dos atletas e onde terminava a prova.

Uma prova, uma experiencia, dia de convívio, família Veloso e família almeida juntos seguimos ate Torres Novas onde iríamos juntar aos amigos da blogosfera, Luís Mota, Joaquim Adelino, Brito e Otília, Carlos Coelho, Analise silva, Vitorino Coragem que também iriam participar, os TANDUR também, entre outros que tive o prazer de os reencontrar e efectuar novas amizades.

8h30 hora marcada para transportar os atletas em autocarros ate ao local de partida em Almonda. Despedi-me das minhas meninas com um ate já, sabendo que iam estar algumas horas a minha espera optaram em ficar nas piscinas municipais, menos uma preocupação, lá entrei no autocarro sendo curta a viagem sem qualquer problema. O Aníbal Godinho o organizador da prova, fez um pequeno briefing informando como estava baleado o percurso, provável dificuldade dos últimos 10km como seria importante um boa hidratação durante os abastecimentos e que a prova tinha dois padrinhos Gloria Serrazinha que participou e o José Moutinho que ficou pelos “bastidores”.

9h00 tempo de iniciar a prova, logo encontra-mos ao fim de poucos metros a primeira dificuldade, uma subida com um único carreiro em que teríamos de seguir em fila indiana. Nessa escala perdi de vista o António que só voltaria a revelo no final. Após escalar a encosta o terreno melhorou para correr assim foi ate ao primeiro abastecimento +- 6km, depois a dificuldade aumentou tínhamos que ir ate ao cimo do planalto, iriam ser +-4km, nesse momento já ia acompanhado pelo Brito que seguimos juntos ate final. Em pleno planalto de Santo António, localizado a sul e centro do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, sendo a de maior importância espeleológica a Gruta da Nascente do Rio Almonda, situada no Vale da Serra, contém vários percursos pedestres, permitindo o contacto com a natureza.

Sensivelmente uma hora para percorrer os +-4km ate ao cimo da serra, num vale encantador com um vista linda sem fim, no núcleo da vegetação foi furar-mato com maior ou menor dificuldade deixando marcas nas pernas e não só devido a vasta vegetação, na minha opinião uma zona de beleza natural. 10km de prova no cume da serra onde se situava as antenas ai o campo de visão era imenso e magnífico, o desenrolar da prova partir dai foi praticamente sempre a descer num predominante verde em trilhos incertos com muitas pedras soltas, rochas, areia solta, efectuada num ritmo alto sempre com redobrada atenção com os olhos pregados ao chão, pois o perigo espreitava em alguma desatenção, eu presenciei a duas quedas algo aparatosas. 20km já percorrido tinha deixado para traz a serra que apesar do calor, fez-se sentir uma refrescante brisa ajudando a ultrapassar os trilhos.

Entrava para os últimos 10km, na companhia do Brito, deixando para traz os trilhos técnicos dando inicio a grandes estradões praticamente planos, o calor intensificava-se algo abafado, doíam-me os pés estavam demasiado quente, os dedos queixavam-se, a descida deixou mazelas. Por opção, não levei comigo qualquer reforço”Gel”, só uma garrafa com bebida isotonica que ia renovando, pois existiam seis abastecimentos, bem situados com muita fruta, agua e bebidas isotonica fresquinhas, barras de cereais, talvez faltando a marmelada, mas com amabilidade dos colaboradores sempre prontos para ajudarem.

Aos 23km,não era cansaço mas tinha uma enorme vontade de parar e continuar andar, faltava-me energia, arrependia-me de não ter comigo o “Gel” para reavivar, mas estava comigo o Brito que disponibilizou um “Gel”, não sei como seriam os 7km finais sem este “estímulo”, com certeza ia arrastar-me e sofrer muito, obrigado Brito. Não sei se era psicológico mas pouco tempo depois parecia outro, foram 2km de sacrifício, aprendi esta lição não voltará a repetir-se. Opinião geral em que organização esteve bem em colocar um ponte de agua ao 27km, agua fresquinha para enfrentar os últimos quilómetros. A 1km do final ligo para Ruth a dizer que faltava pouco chegar, ao que me diz que ainda estavam na piscina a divertirem-se, satisfeito em saber que ficaram bem, o tempo de espera foi enorme. Finalmente avisto as piscinas municipais do outro lado do rio, ultimo forcim vou olhando para todo o lado ultrapasso a ponte sobre o rio, meta a vista e nada das minhas meninas. Pouco depois aparecem tristes por não estarem na meta, mas alegres por me verem. A Isabel não fez reportagem fotográfica por uma boa razão. Era necessário tomar o reconfortante banho no balneário das piscinas, seguindo-se o almoço convívio, duas bifanas com sumo e fruta, fora do normal talvez um pouco fraco para quem percorreu 30km, valeu o convívio entre os amigos da blogosfera corredora e entre outros. Como se diz o que e bom acaba depressa, era hora de regressar a casa. Foi o domingo passado da melhor forma possível, praticando desporto e rever os amigos.

Números da 1ª Edição Trilhos do Almonda.
Distancia pelo meu Garmin: 29,22Km
Tempo: 3h17
Lugar: 46º em 119

Seniores: 21º

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Parabéns, Princesa!

Minha filha querida!Parabéns, Princesa! Hoje é o teu 5 Aniversário, um dia muito especial para ti e para nós também, pois a cada ano que passa nós ficamos mais feliz e orgulhosos por ver-te crescer assim tão saudável e bela. A nossa maior alegria é esta: ver-te transformar, pouco a pouco, numa menina bonita, activa e inteligente. Quero que saibas que és uma das razões principais da nossa felicidade. Preenches a nossa vida de paz e esperança, pois de cada vez que olhámos para ti só conseguimos imaginar coisas boas para o futuro.
“Parabéns a você nesta data querida! Muitas felicidades, muitos e muitos anos de vida!”

Com todo o amor e carinho do mundo, recebe um beijo da tua mãe e do teu pai.

Ruth e Vitor
Posted by Picasa

sábado, 3 de julho de 2010

5º Treino Longo

-Eu e Carolina no inicio
-Prática do kitesurf
-Maré alta
-Filipe Fidalgo e Eu

Faltam 28 dias para o início da Ultra Maratona Melides/Troia, os treinos são precisos para enfrentar tal prova. 17h00 Costa da Caparica, chego dou de caras com um cenário nada agradável, maré cheia, provisão treino durinho. As minhas meninas “Ruth e Carolina” aproveitaram a oportunidade para mais uma tarde de praia. O Filipe Fidalgo previamente combinado iria treinar comigo, obrigado pela companhia, ela na fonte da telha, eu na Costa da Caparica, arranquei ao encontro dele que vinha em direcção da Costa depois seguiríamos ate há lagoa. Arranquei enfrentando as dificuldades, ao 5km reencontro o Filipe e seguimos como tinha previsto ate a Lagoa, mas a maré muito em cima as dificuldades aumentarem assim decidimos ir só aos 10km e regressar em direcção da Costa. 13km o Filipe ficara pelo zona da fonte da telha, tinha seu filho e familiares a sua espera, despeço-me e agradeço amável disponibilidade por fazer-me companhia, como ele me disse “não vou deixar-te ir sozinho, vou contigo”. Sigo ao encontro das minhas princesas, mas com mais uma dificuldade o vento contra que fazia sentir desde o retorno, contornando banhistas, sistematicamente dentro de agua mesmo assim fiz um bom treino, 20km em 2Horas num ritmo 06:00 min/km, cronometrados no meu Garmin. Amanha, tentarei efectuar mais um treino na Costa, para semana conforme a disponibilidade.

Continuação de bons treinos e uma boa semana.


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Conclusão do Primeiro Semestre

Após a conclusão do primeiro semestre do ano de 2010, tendo participado em 16 provas, 298km percorridos entre provas de estrada e trilhos. De todas as provas em que participei, a que me marcou mais sem dúvida foi a dos Trilhos de Almourol, pela estreia em provas fora de estrada e sua dificuldade. Enaltecendo a maior distancia percorrida 52km Geira Romana.

Olhando para o segundo semestre na qual pretendo continuar a participar nas provas, mas ocorrendo menos vezes por motivos profissionais, vida nova, mas há uma em que vou marcar presença, dia 1 de Agosto 2010 a Ultra Maratona Atlântica Melides/Tróia.

Próximo domingo não estarei presente na corrida dos 512 Anos Santa Casa!

Continuação de boas corridas.