... Virtude ...

sábado, 22 de outubro de 2011

RedCross Trail 2011


Maiorca

 No passado 16 de Outubro de 2011 desloquei ate há pequena vila de Maiorca do concelho da Figueira da Foz, onde se realizou o 1º RedCross Trail de 31km corrida de montanha organizada pela Delegação de Maiorca da Cruz Vermelha Portuguesa. Por existir no calendário muito boas provas de Trail o aparecimento de mais uma seria uma expectativa, os meus parabéns a organização pelo esforço, dedicação e apoio aos atletas para proporcionar uma bela prova. Com inicio na bonita praia de Quiaios, percorrendo cerca de 2 kms no areal que levava a “escalada” da Serra da Boa Viagem. Depois da subida, começa a descida, técnica, muito rápida sem grandes obstáculos mas foi ai que vi atleta “enfiado” no meio das silvas onde não conseguia sair sozinho, três formamos uma corda humana e ajudamo-lo a sair dali. Ultrapassando o primeiro obstáculo tinha pela frente a Serra de Castro e São Bento, num sobe e desce constante o terreno incerto, o perigo sempre presente, em ritmos doidos nas descidas que nos levava em direcção dos campos de arroz de Maiorca, para percorrer os últimos quilómetros até à meta final no Parque do Lago em Maiorca. Antes de passar pela meta passávamos pelo bonito moinho de vento, onde o apoio era significante onde tive “escolta” do meu pai nos últimos metros. Ao longo do mesmo percurso os quatro abastecimentos líquidos e sólidos, estiveram bem compostos para as necessidades de todos. A primeira nota de negativa, no final não houve abastecimento merecedor do esforço, somente água e Arroz Doce, Arroz Doce que estava divinal sendo a especialidade desta Vila de Maiorca, a segunda nota negativa geriu-se uma confusão com a construção das classificações gerais com a incorrecta inserção de tempos, fui um que foi atribuído mais 10min ao meu tempo. No geral tenho motivos de sobra a não perder a segunda edição. Ficam os números do RedCross nos 33.25km marcados pelo Garmin, em de 3h25’13 num ritmo 06:10 min/km, classificado no 14º lugar no escalão M24/39 masculino, no 21º lugar em 115º atletas na geral da classificação aqui vê-se a dureza da mesma em que 21 atletas não terminaram.

Terminar

Deslocaram quarto atletas ate Maiorca para representar Asas do Milenium, que Custodio António venceu a geral masculino em 2h36’57 e Cármen Pires a geral feminino em 3h38'52, Vítor Veloso em 21ºgeral em 3h25'13 e António Soares em 31ºlugar em 3h31'52. Não houve classificações por equipas mas com certeza teríamos feito boa prestação, pois o CD Asas do Milenium merecia pelo esforço feito aos atletas.

CD Asas do Millenium

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Trail Grande Lago, Alqueva

 Portel
No passado domingo dia 2 de Outubro de 2011 realizou-se em terras alentejanas o II Trail Grande Lago com 35km, organizado pela Associação Mundo da Corrida, estão todos de parabéns pelo excelente trabalho apresentado. Segui bem cedo para Portel com companhia dos meus pais e irmã, embora ter estado indeciso em deslocar-me e participar ate ultima hora, mas não poderia faltar a um grande evento como este, tendo sido uma satisfação enorme participar na edição anterior, mas em outras condições! Muito calor, um sol abrasador, prometia dificuldades para os atletas com a desidratação, mas o Eduardo Santos antes da partida fazia descansar os atletas infirmando que os abastecimentos foram reforçados, na minha opinião os abastecimentos foram óptimos em termos de fartura de líquidos e sólidos e pelo grande incentivo dos que estavam ali para nos servir, os mesmos que gostariam de estar ao nosso lado a correr mas mantiveram-se debaixo de um calor tórrido ajudando-nos.
Com partida junto a junta freguesia do Alqueva, aldeia do Alqueva que estava em festa que concluiria na Vila de Portel, as 9h30 foi dado o inicio do Trail. Corri representando o CD Asas do Milenium que prova a prova vou conhecendo os novos companheiros, sendo um prazer rever os velhos companheiros de outras “batalhas”. O calor que se fazia sentir as 8h fazia pensar pela escolha de não levar o camelback, e se consegui gerir somente com garrafa de 0.5lt com isotonico, nos abastecimentos era importante hidratar bem e encher a garrafa com água, no final não correu mal foi somente gerir o esforço com a necessidade de hidratar. Prova com dureza pura com a maior dificuldade o calor, mas efectivamente não podemos escolher as condições meteorológicas que agradem a cada um, nesse momento era cada um por si, e enfrentar o desafio.
O resumo da minha participação, trail com o mesmo percurso da edição anterior correndo entre planícies, vales e montanhas mas quem diz o Alentejo é só planícies engana-se. Termino a segunda participação no Trail Terras do Grande Lago cansado o mais importante foi terminar sem mazelas principalmente não ficando desidratado, conclui com 35.5km marcados pelo Garmin, em 3h19’01 num ritmo 05:36 min/km, classificado no 10º lugar no escalão M24/39, terminei no 23º lugar em 111º atletas na geral da classificação, contando com “atleta vassoura” o amigo José Magro, “toma lá vassouras”, ficando um incentivo aos atletas que não conseguiram concluir o Trail, força para próxima será melhor. O clube que represento o CD Asas do Milenium obteve o 2º lugar na geral por equipas masculina.
Não posso deixar de felicitar o Luís Mota, da ADR Águas Belas, foi o grande vencedor do II Trail Terras do Grande Lago, em Portel, com um tempo fabuloso, que repetiu a proeza da edição anterior, parabéns amigo. Para ano há mais Alqueva, que surpresas apresentará!!

CD Asas do Milenium  2º lugar geral

Paulo Lopes, Vitor Veloso, Sérgio Nunes, Cirilo Santos