... Virtude ...

sábado, 17 de março de 2012

5

Final da Maratona Sevilha


Já algum tempo que não venho ao meu cantinho de recordações para o actualizar, pois o tempo disponível que tenho, que é muito pouco, vou optando pelas prioridades. Correr uma Maratona também é algo que exige de nós muito e muito trabalho de treino, treinos que não consegui fazer como esperado falhando muitos dias de treino e o descanso que é fundamental tem sido pouco, para quem me conhece não tem sido fácil.

No passado dia 19 de Fevereiro de 2012 corri em Sevilha, corri pela primeira vez fora de Portugal uma prova de atletismo, para estreia a mítica distância dos 42,195km. Participei 28ª Maratona Cidade de Sevilha este grande evento do atletismo muito bem organizada e estruturada, em tudo, foram dois dias que nada faltou aos atletas e acompanhantes, isto faz que regressem e para próxima edição faço questão em regressar. Fui para Sevilha em transporte organizado pela associação mundo da corrida com o alojamento incluido, um autocarro cheio de atletas e famílias para correr e confraternizarem em terras espanholas, adorei o fim-de-semana.

Dia da Maratona, todos os condimentos necessários para um dia fantástico, muita animação, temperatura agradável, elevado número de atletas e apoiantes, no local de partida sendo também a meta no interior do estádio Olímpico de Sevilha estava ao rubro, muita gente no estádio e ao longo do percurso apoiar. Gostei de correr pelas ruas de Sevilha, percurso muito bonito e alegre praticamente plano propício a bons tempos no final. Sou apaixonado por provas longas distâncias correr uma Maratona será sempre um sonho, uma alegria, emoção, ansiedade juntamente com o nervosismo, tudo faz parte de um corredor. Da minha participação não há muito a dizer, superou tudo pela positiva e fiquei muito feliz por ter superado as adversidades, não faltou o apoio dos amigos que incentivarem-me durante os treinos e dia da Maratona, talvez anda acima do limite. Melhor momento foi na fase final, quando vejo que o estádio está próximo, e na entrada no parque verde já são poucos os quilómetros, finalizar uma prova destas é algo de grande, com maior emoção na entrada no estádio Olímpico para correr os últimos 300m na pista de tartan, terminar é uma conquista. O apoio do púbico sente-se mesmo fora do recinto, é caloroso, presentes na bancada a avalanche Lusa apoiar, o ponto de referência era a enorme bandeira de Portugal, ali estavam eles bem próximos de nós, acenei, sorri e para fotos.

Esta é a prova rainha das minhas provas de atletismo, com Sevilha já completei 5 Maratonas, somam (2) Porto, mais (2) Lisboa e (1) Sevilha. Terminei os 42,650km registado no Garmin da Maratona de Sevilha em novo PR 3h08:35 ritmo de 04:25 min/km, classificado no 192º lugar no escalão Sénior, no 594º lugar na classificação geral em mais de 5000, representei a minha equipe Asas do Milenium/Praticante com mais 4 atletas na Maratona. O regresso a Portugal foi mais cansativo, estar muito tempo em viagem e sentado na mesma posição, pode ter sido por essa razão que passei a semana seguinte com dores musculares nas costas.

Qual será próxima!!

Sei que a motivação é tudo… pode ser que um dia volte.. o que me falta alcançar e o que me dá todos dias força e motivação é pensar que ainda é possível ficar em “condições” de conquistar tudo que mereço.





1 comentário:

Ricardo Baptista disse...

Força Vitor. É um tempo fantástico que já tens à maratona, e podes melhorar.
Um abraço.