... Virtude ...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

II Ultra Trail de Sesimbra 50km

Magnífica foto… ilustra bem o trail aventura
Autoria Mário Lima


Em Sesimbra dia 15 de abril de 2012 participei no II Ultra Trail de Sesimbra 50km, prova organizada pela Associação Mundo da Corrida estão de parabéns por mais um grande evento faltando rever um pormenor ou outro, com certeza para próxima será melhor. Foi a segunda maior distância em Trail aventura percorrida a correr, III Ultra Geira Romana em 2010 com 52km foi ate agora a prova com maior distancia e não esta no planos subir a parada. Já alguns anos que não visitava Sesimbra, pelo que me recordava esta bem diferente, é um local privilegiado para quem gosta de desfrutar da natureza. Ultra Trail com início às 07h30 em frente ao Hotel Sesimbra Spa, um percurso circular entre trilhos sinuosos rodeados por vegetação, que nos levam até estes locais improváveis, areia da praia solta e seca, falésias que se precipitam sobre o mar, a perfeita conjunção de beleza que o Parque Natural da Arrábida nos proporciona, desde Sesimbra, cabo Espichel, praia do Meco e castelo de Sesimbra, o verde da serra conjuga-se na perfeição com o azul do mar, criando paisagens únicas fazendo as delícias dos aventureiros.



Da minha participação fiz uma prova cautelosa, de Almourol trazia mazelas mais propriamente numa anca, era a maior preocupação e com os passar dos quilómetros a dor intensificava-se e as descidas eram dolorosas e massacrantes, de tanto resguardar subcarregava os joelhos mais o esquerdo que hoje ainda não esta em condições para voltar a correr.

O percurso ate aos seus 18km, não deixou de ter a sua dificuldade, terreno duro muito técnico, apesar de bem marcado, e com subidas ingrimes que dificultaram a tarefa. Depois de “dobrado” o Cabo Espichel, com o Farol a marcar presença imponente, contornando o Santuário o percurso levava ate a praia caracterizada pelos seus extensos areais, assim que se chega ao areal são cerca de 3km feitos a correr o esforço da passada intensifica-te. A partir 30km ate ao Castelo de Sesimbra o trilho foi mais soft, nesse trajeto sou alcançado pela dupla campeã Cármen e Custodio e aproveito a boleia, já ia em perda, e vou com eles ate final.

Nas pedreiras já se avistava Sesimbra, tao perto e tao longe, mas as marcações levaria ate ao Castelo. Ultima prova de esforço, alcançar o castelo situado no cimo da montanha 1km de subida, ja no castelo ganhei motivação ao ver Paula Fonseca incansável a apoiar e tirar fotos. Agora e sempre a descer, são 2km ate a meta… mas que dolorosos 2km…. Breve incursão pela praia eis a meta, local onde tinha iniciado e 5h52’09 passados, cheguei.

Completei os 50km do II Ultra Trail de Sesimbra no tempo referido, classificado no 15º lugar no escalão Sénior em 69º atletas, no 36º lugar em 147º atletas na classificação geral, representei o meu clube Os Asas do Milenium que voltou a mostrar em mais uma prova o real valor dos seus atletas, arrecadando o 1º lugar na classificação por equipas.


A hospitalidade e boa vontade de quem encontramos ajuda sempre a ultrapassar as dificuldades. Para essas pessoas a minha gratidão será eterna.

Agora tempo de recuperar ….





1 comentário:

Mário Lima disse...

Vitor

Uma prova bem difícil pelo que de ti leio e dos nossos outros companheiros. Eu fiz menos de metade e custou-me imagino fazer 50 km.

Mas estão feitos (pena o banho) e depois da anca em Almourol agora é o joelho a dar-te cabo do físico.

Melhores dias virão.

Abraços!