... Virtude ...

terça-feira, 27 de março de 2012

6

A concluir a 6 Maratona

Domingo, dia 18 de Março. Corri a minha 6º Maratona, em terras espanholas a XX Maratón Popular Ciudad de Badajoz. Desta vez aconteceu o improvável, prova inesperada mas com muita adrenalina à mistura, nunca sabemos o que o futuro nos reserva.
Desde que adquiri o Gramin tem sido um companheiro inseparável nos treinos e prova, mas desta vez corri sem ele, deixo-o em casa por esquecimento. Fui para Badajoz no próprio dia, acordei ainda madrugada, entre a neblina matinal e aguaceiros e falta de vontade de correr mais um dia….  Tinha uma chamada perdida no telemóvel, com uma mensagem que dizia, “ Não desistas de correr, vai para Badajoz corre a tua Maratona… Boa sorte!!” Cinco minutos depois tentei assimilar os poucos dados, foi o clique de adrenalina para por em viagem… tinha tudo preparado do dia anterior, na companhia de familiares a viagem foi curta mas tinha que ver que em espanha era mais uma hora que Portugal, Badajoz é mesmo aqui ao lado. 1h30 antes do inicio já estava em terras espanhola, 8h00 hora espanhola, na posso do dorsal, rever os amigos entre fotos para mais tarde recordar depressa chegou a hora de partida.
Foi diferente correr sem controlo sem noção de nada, descontração total… nem quilómetros, cadencia, ritmo… sabia que tinha de efetuar duas voltas e somente soube o tempo quando passei pela meta para iniciar a segunda volta, aos 20km tinha o tempo de 1h28, na qual fiquei surpreendido e feliz. Revi a família e amigos entre fotos e incentivos, foi o único apoio mais intensivo dos apoiantes ao atletas, depois era correr isolados a tal ponto que corri alguns quilómetros sem ver ninguém. Representei o Clube Atletismo da Barreira - Leiria conclui a Maratona de Badajoz na mítica distancia em novo PR 3h07:08 ritmo de 04:25 min/km, classificado no 18º lugar no escalão Sénior, no 80º lugar na classificação geral em 364 atletas. Num curto espaço de tempo tenho colocado muitos quilómetros, que tenho nutado que a recuperação esta muito lenta, sinto dores musculares principalmente nas coxas parte posterior.
Como o Mário Lima diz, “... A corrida tem um condão especial. Alivia o coração mesmo quando este sangra. Corre Vitor... Corre!”, enquanto tiver forças não irei parar…. Já penso qual será aproxima Maratona!!! Ate la há muita aventura!!

sábado, 17 de março de 2012

Longo... Milha Urbana Amora

No passado domingo efectuei treino longo, um aquecimento para Milha Urbana da Amora organizada pelo clube Asas do Milenium/Praticante, em que fiz questão de estar presente apesar de não ser prova de eleição. Na Milha estiveram presentes entre atletas e caminhantes mais de 400 atletas, colectivamente o Asas do Milenium conquistaram o 1ºLugar.

Treino de 3h00 de corrida contínua num total de 35km. Treino longo antever a Maratona de Badajoz, a ideia deste treino era manter a correr durante maior tempo, já tinhas saudades de treinar assim a companhia excelente Pedro Ferreira e Paulo Sousa, assim não custa nada nem se dá pelo tempo passar. O caricato aconteceu na Milha, estava ao telemóvel e quando me apercebo os seniores já tinham começado a correr, o Pedro bem avisou da hora mas nem estava ai. Mesmo assim participei na milha já com algum atraso, éramos os últimos, eu e o Pedro mas nada preocupados, a ideia é mesmo pontuar para troféu.

Amanha é dia de Maratona, Maratona de Badajoz, estarei presente….!! Eu não sei são objetivos, se é um sonho, mas com o atletismo aprendi a não desistir e lutar e trabalhar para conseguir alcançar os meus objetivos.

Sevilha e Terras Sicó


Maratona de Sevilha


Trail Terras de Sicó

Terras de Sicó



III Trail de Conímbriga/Terras de Sicó em Condeixa-a-Nova, num percurso por trilhos na Serra de Sicó, na distância de 38 Km, o gosto por trail é assim, mesmo ter corrido no domingo anterior a Maratona e não sentia recuperado do esforço, noto que as recuperações têm sido mais lentas, não posso querer milagres.

Dia antes , paragem em Tomar para confraternizar com a família Mota, a comitiva era a Carolina, Sara e Eu fomos privilegiados com pré- estagio 5 estrelas.

Domingo dia 28 de Fevereiro 2012, Condeixa-a-Nova, com partida e chegada na Praça da República, a 10min do início ainda andava a procura do meu dorsal, ninguém sabia quem o tinha… stress e correria de um lado para outro, mas felizmente apareceu foi companheiro de equipa que tinha.

Gostei muito do trail, a organização esta de parabéns, já tem muitos anos disto, tem pessoas que sabem do assunto, e está tudo pensado ao pormenor, fazendo com que o atleta tenha todo o acompanhamento, não faltou nada. Trail muito mais dura que pensava mas com aquelas paisagens deslumbrantes ate nos esquecíamos…. Que o Trail e assim, nada fora do contexto duma prova destas…. Tive que andar bastante, subindo e descendo, fazendo alguns “picos” nas partes onde permitiam em condições normais, gerir bem o desgaste físico, gerir as mazelas para não ter cambreas, mas para não cair ao tropeçar num ramo levantado involuntariamente por um companheiro a ginástica que fiz e ai num esticão tive uma cambrea e ainda estava no meio da prova e ate final fui calculista não esforçando muito.

Fiz quase todo trail em boa companhia, Pedro Gabriel juntando-se a quase no final o mestre Cirilo.

Terminei o Trail de Conímbriga/Terras de Sicó nos 38,23km pelo Garmin em 4h04’27 ritmo de 06:24 min/km, classificado no 35º lugar no escalão Senior, no 79º lugar em 252º atleta na classificação geral, representei a equipe Asas do Milenium/Praticante que esteve representada com 10 atletas obtivemos o 5º lugar na classificação por equipas.

Finalizar uma prova destas é algo de grande, e agradeço á companhia que tive.

5

Final da Maratona Sevilha


Já algum tempo que não venho ao meu cantinho de recordações para o actualizar, pois o tempo disponível que tenho, que é muito pouco, vou optando pelas prioridades. Correr uma Maratona também é algo que exige de nós muito e muito trabalho de treino, treinos que não consegui fazer como esperado falhando muitos dias de treino e o descanso que é fundamental tem sido pouco, para quem me conhece não tem sido fácil.

No passado dia 19 de Fevereiro de 2012 corri em Sevilha, corri pela primeira vez fora de Portugal uma prova de atletismo, para estreia a mítica distância dos 42,195km. Participei 28ª Maratona Cidade de Sevilha este grande evento do atletismo muito bem organizada e estruturada, em tudo, foram dois dias que nada faltou aos atletas e acompanhantes, isto faz que regressem e para próxima edição faço questão em regressar. Fui para Sevilha em transporte organizado pela associação mundo da corrida com o alojamento incluido, um autocarro cheio de atletas e famílias para correr e confraternizarem em terras espanholas, adorei o fim-de-semana.

Dia da Maratona, todos os condimentos necessários para um dia fantástico, muita animação, temperatura agradável, elevado número de atletas e apoiantes, no local de partida sendo também a meta no interior do estádio Olímpico de Sevilha estava ao rubro, muita gente no estádio e ao longo do percurso apoiar. Gostei de correr pelas ruas de Sevilha, percurso muito bonito e alegre praticamente plano propício a bons tempos no final. Sou apaixonado por provas longas distâncias correr uma Maratona será sempre um sonho, uma alegria, emoção, ansiedade juntamente com o nervosismo, tudo faz parte de um corredor. Da minha participação não há muito a dizer, superou tudo pela positiva e fiquei muito feliz por ter superado as adversidades, não faltou o apoio dos amigos que incentivarem-me durante os treinos e dia da Maratona, talvez anda acima do limite. Melhor momento foi na fase final, quando vejo que o estádio está próximo, e na entrada no parque verde já são poucos os quilómetros, finalizar uma prova destas é algo de grande, com maior emoção na entrada no estádio Olímpico para correr os últimos 300m na pista de tartan, terminar é uma conquista. O apoio do púbico sente-se mesmo fora do recinto, é caloroso, presentes na bancada a avalanche Lusa apoiar, o ponto de referência era a enorme bandeira de Portugal, ali estavam eles bem próximos de nós, acenei, sorri e para fotos.

Esta é a prova rainha das minhas provas de atletismo, com Sevilha já completei 5 Maratonas, somam (2) Porto, mais (2) Lisboa e (1) Sevilha. Terminei os 42,650km registado no Garmin da Maratona de Sevilha em novo PR 3h08:35 ritmo de 04:25 min/km, classificado no 192º lugar no escalão Sénior, no 594º lugar na classificação geral em mais de 5000, representei a minha equipe Asas do Milenium/Praticante com mais 4 atletas na Maratona. O regresso a Portugal foi mais cansativo, estar muito tempo em viagem e sentado na mesma posição, pode ter sido por essa razão que passei a semana seguinte com dores musculares nas costas.

Qual será próxima!!

Sei que a motivação é tudo… pode ser que um dia volte.. o que me falta alcançar e o que me dá todos dias força e motivação é pensar que ainda é possível ficar em “condições” de conquistar tudo que mereço.