... Virtude ...

domingo, 4 de agosto de 2013

4º Trail do Almonda

4º Trail de Almonda que se realizou no dia 7 de julho 2013, dia propício para que tudo decorresse as mil maravilhas, havia vários fatores, a Carolina festejava o seu 8º aniversario, tinha maravilhosa companhia, estava no local onde estavam presentes os meus amigos, estreia a correr pela nova equipa, novas cores do  “O Mundo da Corrida”.

Indiciava à Perfeição, mas apreensivo com o que tinha pela frente, 30km pela Serra de Aire  acompanhado por um sol (calor) tórrido. Antas do inicio da prova o ambiente era alegre e brincalhão, como é normal, mas com o desenrolar do tempo e da prova a temperatura aumentava cada vez mais, atingindo talvez 44º  ou mais.  Preocupava-me a comitiva que ia comigo, tendo os deixado cada um por si. No dia anterior fiz um treino tendo   percorrido 50km de bicicleta, por isso estava mentalizado que não podia aventurar em grandes aventuras no trail. Apesar do muito calor, percurso muito técnico perigoso e difícil, mas consegui vencer todas as adversidades, adversidades que desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.

Termino a prova e tento falar com a Paula que nos 3km iniciais insistiu como tal ordem fosse para que eu seguisse, que ficaria bem, ia esperar pela companhia do Alfaiate. Ao entrar em contacto,  informa-me  que esta no abastecimento 21k e que iria desistir, foi o mais sensato, e que o Mário entre outros estavam em extrema dificuldades num estado de desidratação total. Passei do céu para inferno, sentia-me inapto, tão perto e tão longe, de mãos e pés atados por não poder fazer nada para os ajudar. Sei que foram duas horas de stress ate os voltar a ver, o Mário estava mesmo mal ao ponto de ir para Hospital.

Ilações que tiro, a prova podia perfeitamente ter sido antecipada pelo menos uma hora ou de forma radical ser cancelada, eu vi e deparei com muitos atletas a chegarem a meta e grande dificuldades ao ponto dos bombeiros não dar razão a tantos pedidos de auxílio. Foi um dia difícil, péssimo ao que merece pensar e tirar ilações em tudo que se passou, para melhorar no futuro. Felizmente não aconteceu o pior,  estado meteorológico ninguém pode programar, mas cada vez mais estão a por as provas Trail deveras perigosas, e só acordaram quando acontecer algo de muito grave. 

Sigo para sul e deixo Mário entregue aos cuidados médicos e com Margarida, Eduardo e Joao, que disponibilizaram para ficar com ele para eu poder festejar o aniversário da minha Carolina.

È secundário mas fica o meu registo na 4º Trail do Almonda, representei O Mundo da Corrida, completei a distância 30.2km pelo Garmin em 3h49’36 ritmo de 07:38 min/km, classificado no 34º lugar no escalão Sénior em 101 atletas, no 76º lugar em 256º atletas na classificação geral.

Deixo aqui a minha opinião em relação em receber merecido prémio de vencedor da prova, és o maior amigo Luis Mota.



Que dia difícil que ficara na memoria.



Team O Mundo da Corrida

Sem comentários: