... Virtude ...

sábado, 11 de maio de 2013

1º Trilhos das Lampas


São João Lampas

São João das Lampas tem mais um maravilhoso motivo para regressar a esta bonita terra onde qualquer um e recebido com carinho e amabilidade, Com regresso obrigatório para alguns a Meia Maratona São João das Lampas, foi criado mais um evento os Trilhos da Lampas organizado pelos mesmos intervenientes da Meia.

No dia 4 de Maio de 2013, nasceu mais uma prova de Trail, pelas 19h30 deu inicio ao 1º Trilhos das lampas. Lampas foi local de peregrinação dos amantes do desporto Trail Aventura para descobrirem novos terrenos por ninguém utilizados, cerca de 300 atletas o fizeram. Fernando Andrade e seus elementos estão de parabéns, pela simpatia e generosidade e que tudo fizeram para que naquela tarde/noite tudo decorre-se bem, meu muito obrigado!!

Fiquei rapidamente apaixonado pela modalidade Trail, elego a ligação com natureza e a adrenalina como principais factores que me cativam, sem faltar o forte companheirismo e amizade.

Percurso na distancia de 18km modo circular pela bacia hidrográfica da Ribeira da Samarra, com incio em São João da lampas e seguirmos em direção Oeste ate Praia da Samarra com regresso ao mesmo local. Trilhos feitos na sua totalidade em terra batida com poucas zonas em alcatrão com parte final muito rápida, com desnível acumulado de 500m entre estradões, pedras, pedregulhos, falésias, etc…  Condições optimas para correr ao ar-livres com boas possibilidades para fazer criar excelentes fotografias, eu não o fiz, mas muitos atletas fizeram lindos álbuns, é meter inveja aos amigos e conhecidos que ficaram em casa ou noutro local.

Entre conversas deparei com alguma inquietação, nervosismo de alguns estreantes no mundo trail, sempre com muitas perguntas onde não existem muitas respostas porque no participar estão as respostas. O Tail não é muito difícil de aprender, e algo quase intuitivo, e a única coisa imprescindível e o desejo de experimentar algo de novo. Ter uma mente aberta e vontade de desfrutar. Como qualquer desporto de aventura poderemos sentir medo perante as situações desconfortáveis, mas muitas das vezes esse medo e irracional.  

Estive nas Lampas com a família, a minha razão de viver a Carolina, com apoio dos avós e tia. De início alertei-os que possivelmente demoraria pelo menos 2h, na mesma convicção estava Fernando Andrade que alertava o uso obrigatório do Frontal pois não estava muito convicto que muitos fizessem a prova na totalidade com luz natural, mas os atletas as vezes surpreendem e fazem magia. Poucos minutos da hora deu início a estreia, iniciei correndo com precaução num ritmo confortável para avaliara como os joelhos reagiam, joelhos são a minha maior preocupação, já é muito tempo parado.

Percurso sugerido onde nos levaria avançar pelos estradões até ao local onde invertíamos o sentido, Praia da Samarra, numa descida normal ate praia onde as pedras substituíam o areal, a mare estava vazia sendo a travessia possível e feita normalmente, fazendo o areal começava um trilho que sobe a falésia e que nos leva até às alturas possibilitando uma vista soberba sobre o oceano onde no horizonte o Por do Sol nos proporcionava uma linda imagem que orgulhava por ali estar nesse lindo momento do dia. Prossigo, ate final com essa imagem no pensamento, óptima companhia.

Chego as Lampas a noite já se sentia, não cheguei a fazer uso do frontal, tento visualizar a minha comitiva infelizmente não os vi e passo a linha de meta, quando fui surpreendido pela Carolina que fez um “sprint” atras de mim para tirar uma magnífica fotografia, linda menina.

Completei a distância 17.9km pelo Garmin em  1h38’47 ritmo de 05:29 min/km, classificado no 51º lugar em 299º atletas na classificação geral representei a Casa Benfica Seixal.  No final um jantar convívio, a sopa e chá foi garantido pela organização quentinha para aquecer a noite fria e húmida que estava, as mesas postas os fogareiros com as brasas prontas foi só por a grelhar as febras e afins que cada um trouxe e fazer a festa.

Gostei, adorei muito da prova, gratificante reencontrar amigos, gostei de toda sua envolvência, assim com toda a certeza voltarei.


Praia Samarra

Churrasco